EM GRUPO - Mais conhecida como coletiva de imprensa, é realizada com jornalistas de diversos veículos e cada um faz suas respectivas perguntas ao(s) entrevistado(s).
DIRIGIDA - Aquela que tem como objetivo obter detalhes de algum acontecimento vivido pelo entrevistador, como um fato real, crimes, tragédias, entre outros. Muitas vezes neste tipo de entrevista não é elaborado um roteiro.
NÃO DIRIGIDA - Tem um roteiro preparado com antecedência, aquela que está bem planejada.
ROTEIRO - Para produzi-lo é necessário pesquisar sobre o tema da entrevista. Orienta o entrevistador no ato da entrevista.
DEFINIÇÃO TEMA - É o primeiro passo para a entrevista acontecer. Somente a partir daí é possível escolher o entrevistado (fonte) que tem mais conhecimento sobre aquele assunto e que contribuirá para enriquecer o texto.
TÍTULO - Deve ser criativo, precisa resumir o assunto de forma a prender a atenção do leitor.
REVISÃO - É indispensável que antes da publicação todo o texto seja revisado a fim de evitar erros de escrita.
CARACTERÍSTICAS - Textos informativos e/ou opinativos; Presença do entrevistador e do entrevistado; Linguagem dialógica e oral; Marca do discurso direto e da subjetividade; Mistura de linguagem formal e informal.
ENTREVISTA - Gênero textual com função geralmente informativa. É um diálogo entre duas ou mais pessoas: entrevistador(es) e entrevistado(s). Veiculado, sobretudo, pelos meios de comunicação: jornais, revistas, internet, televisão, rádio, dentre outros.