ÍNDIGENAS - Com a chegada dos portugueses no Brasil boa parte do povo nativo teve que fugir para o interior do país e muitos deles morreram infectados por doenças trazidas pelos portugueses.
PAU-BRASIL - Assim que descobriram o Brasil os portugueses passaram a explorar essa árvore que produzia uma tinha vermelha para tingir roupas e madeira de alta qualidade.
ESCAMBO - Essa prática comercial era comum entre portugueses e indígenas no inicio do século XVI.
CANA DE AÇÚCAR - Era o principal produto exportado pelos colonizadores portugueses para a Europa durante o Brasil Colonial..
ESCRAVOS - Eram a principal mão de obra utilizada durante o Brasil Colonial.
PELOURINHO - Mais conhecido como tronco, era onde negros escravos apanhavam com chibatadas quando desobedeciam os seus donos.
CHIBATA - Usada constantemente na punição violenta contra os escravos que ousavam resistir à situação que viviam. Geralmente ela tinha pontas de metal que deixavam as feridas a carne viva nos negros que apanhavam com ela.
CASA GRANDE - Era a morada do senhor de engenho e sua família.
SENZALA - Era a habitação dos escravos durante o Brasil Colonial. Era uma espécie de galpão com grades onde os negros eram aprisionados durante a noite para que não tentasse fugir.