QUEIMADAS - PODEM OCORRER NATURALMENTE OU SER PROVOCADA PELO SER HUMANO, GERALMENTE PARA RETIRADA DA VEGETAÇÃO LOCAL.
DESMATAMENTO - REDUÇÃO DA COBERTURA DE VEGETAÇÃO NATURAL, TRAZENDO PREJUÍZO NA CONCENTRAÇÃO DO 02.
FULIGEM - Também chamada de negro de fumo e de carbono negro, é uma das formas mais puras do carvão em sua versão amorfa, sendo constituída por partículas muito finas.
VULCANISMO - É um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaça
METANO - PRODUZIDO EM PROCESSSOS DE DECOMPOSIÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA EM DIGESTIVOS DE CERTOS ANIMAIS, COMO POR EXEMPLO VACAS.
ENXOFRE - Esses gases tóxicos são liberados na queima industrial de combustíveis fósseis como o carvão mineral e o óleo diesel. O dióxido de nitrogênio pode provocar bronquite, asma e enfisema pulmonar.
CO2 - Resulta das combustões e da respiração de animais e plantas. Serve de matéria prima para os vegetais na fotossíntese.
CO - É um gás incolor, inodoro e insípido. É o poluente mais abundante e de maior distribuição na camada inferior da atmosfera.
CFC - Os clorofluorocarbonos são gases inertes. Trata-se de substâncias de origem antrópica, responsáveis, entre outras coisas, pela intensificação do efeito estufa.