MEDITERRÂNEO - Importante mar da antiguidade, navegado por gregos, fenícios, cretenses e romanos. A partir do séc. XV, viu sua importância comercial diminuir.
ATLÂNTICO - Oceano também chamado de Mar Tenebroso, passou a ter grande importância comercial a partir do séc. XV, sendo rota para a conquista da América e do Brasil.
TERRA PLANA - Ideia difundida a partir da Idade Média, segundo a qual a terra tinha um fim, representado por um grande abismo no oceano atlântico que engolia os navegadores.
PORTUGAL - País pioneiro nas navegações dos séculos XV e XVI devido a uma série de condições, como geografia favorável, centralização política e estudos náuticos
SAGRES - Escola de (...) Centro de estudos náuticos que existia em Portugal e favoreceu a conquista dos mares.
COLOMBO - Navegador genovês, que navegou em nome da coroa espanhola. Propôs a chegada à Índia navegando em sentido Oeste, mas acabou alcançando a América, em 1492.
TORDESILHAS - Tratado de (...) Documento assinado em 1494, por pressões de Portugal. Estabelecia um meridiano situado a 370 léguas a partir da ilha de Cabo Verde.
CARAVELA - Tecnologia de navegação que servia de transporte aos marinheiros, com casco resistente e com velas que aproveitavam melhor a força do vento.
BÚSSOLA - Tecnologia de navegação que aponta para o norte magnético, possibilitando a orientação dos marinheiros.