TABULEIROS - Constituída de platôs sedimentares, cuja altitude varia de 20 a 50 metros em relação ao nível do mar, localizado ao longo da faixa litorânea.
DEPRESSÃO - Relevo predominantemente suave-ondulado, cortado por vales estreitos, com elevações residuais, morros testemunhos
GEOMORFOLOGIA - Área da Geografia que estuda formas superficiais de relevo, tanto em suas fisionomias atuais quanto em seu processo geológico e histórico de formação e transformação
MEIO NORTE - Sub-região que possui fertilidade baixa com solos ácidos de coloração acinzentada ou vermelho, presença de óxido de ferro.
AGRESTE - Solos profundos e relativamente férteis, latossolos e argissolos; relevo extremamente variável, associados a solos rasos litossolos.
SERTÃO - Granitos e gnaisses do complexo originam solos geralmente rasos e férteis em alguns trechos de baixa pluviosidade, solos vermelho-amarelos com baixa acidez e pedregosos.
ZONA DA MATA - Influência do clima úmido do litoral, deram origem a solos férteis e profundos, principalmente na Zona Cacaueira e Itapetininga (BA), solos do tipo latossolo (vermelhos-amarelos).
SEMIÚMIDO - Clima tropical presente na BA, CE, MA, PI, com estações bem definidas: verão úmido ou chuvoso e o inverno seco, índice pluviométrico entre 1000 e 1750 mm e vegetação predominante de Cerrado e Mata dos Cocais;
SEMIÁRIDO - Clima que está presente especialmente a região central ou interior do Sertão Nordestino e Norte de MG, tem uma irregularidade das massas de ar, com médias de temperatura muito elevadas, chuvas escassas e irregulares, com vegetação predominante a Caatinga.