ANAFILÁTICO - tipo de choque: é uma reação alérgica, de hipersensibilidade imediata e severa, que afeta o corpo todo.
SÉPTICO - Tipo de choque: É uma infecção generalizada que se dá quando as bactérias, fungos ou vírus de uma infecção local chegam à corrente sanguínea espalhando-se por todo o corpo.
PIROGÊNICO - Tipo de choque: Caracteriza-se por reação devido a presença de pirógenos e contaminação de soluções de materiais utilizados na administração por via endovenosa.
NEUROGÊNICO - Tipo de choque: É decorrente de uma lesão medular; levando à perda do tônus simpático, interrompendo o estímulo vasomotor ocasionando intensa vasodilatação periférica e, subsequente, uma diminuição do retorno venoso com queda do débito cardíaco.
ENTORSE - Ruptura ou torsão dos ligamentos que reforçam uma articulação, provocada por um repuxamento violento ou movimento forçado a esse nível.
LUXAÇÃO - Perda de contato das superfícies articulares por deslocação dos ossos que formam uma articulação, o que acontece quando esta sofre uma violência direta ou indireta.
DISTENSÃO - Ruptura das fibras que compõem os músculos, resultante de um esforço para além da sua resistência, como por exemplo levantar pesos
EPILEPSIA - Doença neurológica de causa variada (genética, traumática) relacionada com uma alteração de condução dos estímulos / impulsos nervosos.
CÃIBRA - Contração sustentada, involuntária e dolorosa de um músculo ou de um conjunto de músculos, provocada por situações de fadiga muscular, sudação abundante ou qualquer outra situação que provoque desidratação.