INQUILINISMO - É uma relação na qual um ser vivo utiliza-se do corpo de outro apenas para ter abrigo ou suporte, sendo chamado de inquilino.
COMENSALISMO - É a relação na qual um ser vivo se beneficia ao se alimentar dos restos de alimentos de outro ser vivo, que não é afetado na relação.
SOCIEDADE - É uma relação entre indivíduos de uma mesma espécie que vivem juntos, porém não fixos uns nos outros, cada membro da sociedade desempenha funções determinadas e estabelecidas de forma que a sobrevivência da espécie seja garantida.
COLÔNIA - É uma relação entre organismos da mesma espécie que vivem fixos uns aos outros e podem ou não estabelecer divisão de trabalho.
PARASITISMO - É uma relação que ocorre quando um ser vivo (o parasita) vive à custa de outro ser vivo ( o hospedeiro) e o prejudica. O parasita pode viver internamente ou externamente ao corpo do seu hospedeiro.
PREDATISMO - Ocorre quando um carnívoro predador caça e se alimenta de outro animal, que é chamado de presa.
COMPETIÇÃO - É uma interação entre indivíduos que disputam a mesma coisa: pode ser o território, a fêmea, a luminosidade, o alimento etc.
HARMÔNICAS - Quando os indivíduos envolvidos são beneficiados ou quando um é o outro não é afetado.
DESARMÔNICAS - Ocorre quando um indivíduo envolvido é afetado negativamente.