CALOR LATENTE - grandeza física relacionada à quantidade de calor que uma unidade de massa de determinada substância deve receber ou ceder para mudar de fase, ou seja, passar do sólido para o líquido, do líquido para o gasoso e vice-versa.
CALOR SENSÍVEL - é a quantidade de calor necessária para que uma unidade de massa de uma substância altere sua temperatura em 1 grau.
DILATAÇÃO - Variação que ocorre nas dimensões de um corpo quando submetido a uma variação de temperatura
ISOBÁRICA - é uma transformação termodinâmica na qual a pressão permanece constante em um sistema fechado, sistema este que permite trocas de energia, mas não de matéria, entre o sistema e sua vizinhança
ISOTÉRMICA - é uma transformação termodinâmica que ocorre a temperatura constante em um sistema fechado, sistema este que permite trocas de energia, mas não de matéria, entre o sistema e sua vizinhança
ISOVOLUMÉTRICA - é uma transformação termodinâmica que ocorre a volume constante em um sistema fechado, sistema este que permite trocas de energia, mas não de matéria, entre o sistema e sua vizinhança.
ADIABÁTICA - é uma transformação termodinâmica em que não há troca de calor com o ambiente
TERMOLOGIA - Parte da Física relativa ao calor.
TERMOMETRIA - é a parte da termologia voltada para o estudo da temperatura, dos termômetros e das escalas termométricas.