CANINDÉ - A pelagem é negra, com ventre e períneo brancos. Sob os olhos apresenta uma pequena faixa de cor branca. A cabeça é negra, com mancha branca na região da garganta.
REPARTIDA - É caracterizada por uma pelagem praticamente dividida ao meio, ao longo da linha de dorso, com duas cores distintas. É encontrada no Nordeste, e sua principal aptidão é a produção de pele, sendo, também, usada para corte e em cruzamentos.
MOXOTÓ - Na cabeça, apresenta duas auréolas negras em torno dos olhos e duas listras descendo até o focinho. Originária do vale do rio Moxotó, no estado de Pernambuco, mas pode ser encontrada em todo o Nordeste.
BOER - Trata-se de uma raça originária da África do Sul, resultante do cruzamento de cabras indígenas africanas com animais de origem europeia. A pelagem padrão se apresenta com coloração branca por todo o corpo, e cabeça vermelha ou escura.
ANGLO NUBIANA - Possui todas as variedades de pelagem, com pelos curtos e brilhantes, pele solta, predominando a cor escura. Essa raça é classificada como de dupla aptidão.
SAVANA - Essa raça tem sua origem na África do Sul, onde foi selecionada com o objetivo de obter animais de coloração branca e resistente aos parasitos, e boa produção de carne. Indicada para a produção de carne.
TOGGEMBURG - Pelagem é de cor marrom, com grande variação de intensidade, desde marrom escuro até o pardo-cinza claro. Utilizada para a produção de leite.
PARDA ALPINA - Tem a face escura, ventre escuro, parte dianteira dos membros (ou sua totalidade, na parte inferior) escuros, linha dorsal escura e o "colar" nos machos também escuro.
MAROTA - Cabra alpina de pelagem branca ou clara um pouco maior nos machos. Utilizada para a produção de pele.