AGRICULTURA - os trabalhadores também estão expostos a riscos químicos oriundos dos pesticidas, fertilizantes e defensivos químicos.
CONTATO PELE - Esses agentes podem contaminar o trabalhador de diferentes maneiras:
GASES - pode causar dores de cabeça, náuseas, sonolência, convulsões ou, até mesmo, a morte. Os principais causadores desses efeitos são os gases hidrogênio, nitrogênio, hélio, metano e dióxido de carbono.
QUANTITATIVA - É necessário avaliar os riscos químicos de maneira separada, para reconhecer a quantidade de contaminação de cada produto. Isso demanda tempo e conhecimento aprofundado do profissional, e um investimento da empresa.
QUALITATIVA - Essa avaliação só funciona para os agentes químicos atmosféricos. A análise deve ser feita levando em consideração a relação entre dose e efeito no trabalhador.
EXPLOSÍMETRO - Aparelho usado para medir gases
AMOSTRAGEM - As bombas não medem a concentração de nenhum produto químico, elas apenas forçam a passagem do ar pelo dispositivo de coleta, também conhecido como amostrador,
VISEIRA FACIAL - EPI para produto químico
FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos, é um documento normalizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) conforme NBR 14725-4.