BURGUESIA - CLASSE SOCIAL QUE SURGE NOS BURGOS (FEIRAS) E SE FORTALECE ECONOMICAMENTE E BUSCA PODER ECONÔMICO.
MONOPÓLIO - comércio abusivo que consiste em um indivíduo ou grupo tornar-se único possuidor de determinado produto para, na falta de competidores, poder vendê-lo por preço exorbitante.
FEUDALISMO - SISTEMA POLÍTICO E ECONÔMICO BASEADO NA AGRICULTURA E NO TRABALHO SERVIL, NO PODER POLÍTICO DESCENTRALIZADO, NA MÃOS DOS SENHORES FEUDAIS. QUE VIGOROU DURANTE A IDADE MÉDIA E PARTE DA MODERNA.
GRAN.NAVEGAÇÕES - EXPEDIÇÕES OU VIAGENS MARÍTIMAS REALIZADAS PRINCIPALMENTE POR PORTUGUESES E ESPANHÓIS, ENTRE OS SÉCULOS XV E XVI, CUJO OBJETIVO ERA BUSCAR NOVOS TERRITÓRIOS, ESPECIARIAS DA ÍNDIA E DA CHINA E METAIS PRECIOSOS.
EXP. MARÍTÍTIMA - OBJETIVAV A AQUISIÇÃO DE NOVOS PRODUTOS, RIQUEZAS E TERRAS PARA FORTALECER OS ESTADOS MODERNOS.
PORTUGAL - ESTADO NACIONAL PIONEIRO NAS GRANDES NAVEGAÇÕES, LOCALIZADO NA PENÍNSULA IBÉRICA.
B.ID. MÉDIA - Período da Idade Média em que ocorreu reavivamento comercial da Baixa Idade Média, formação dos Estados Nacionais e ascensão da burguesia.
TORDESILHAS - O Tratado que foi um acordo firmado em 1494 na cidade espanhola entre Portugal e Espanha e com mediação do Vaticano, para garantir a partilha e dominação das novas terras descobertas a partir das Grandes Navegações.
REI DA FRANÇA - contestação ocorreu principalmente pelo fato de que os demais países ficavam de fora da partilha dos novos territórios, que garantiam grandes lucros às nações em decorrência do comércio, da exploração dos novos territórios e de metais preciosos.Pelo Rei?