ORIGEM MINERAL - Podem ser líquidas ou sólidas. As matérias-primas líquidas são as águas e, as sólidas estão representadas pelo sal marinho.
SINTÉTICA - Parece reservar ao progresso tecnológico importante função, dentro da industrialização de alimentos. São elas classificadas como aditivos.
ORIGEM VEGETAL - Podem ser extraídas ou cultivadas. Exemplos: frutas e hortaliças.
ALIMENTO - É toda substância ou mistura de substâncias, no estado sólido, líquido, pastoso ou qualquer outro adequado, que objetiva fornecer ao organismo humano os elementos normais ao seu processo nutricional.
MATÉRIA-PRIMA - Toda substância de origem vegetal ou animal, em estado bruto, que, para ser utilizada como alimento, precise sofrer tratamento e/ou transformação de natureza física, química ou biológica (BRASIL, 1969).
PERECÍVEL - São matérias-primas que se alteram rapidamente, a menos que sejam submetidas a processos de conservação. Geralmente requerem baixas temperaturas de estocagem para melhor estabilidade.
NÃO PERECÍVEIS - Matérias-primas que podem ser estocadas a temperaturas ambiente por um período de tempo prolongado, sem que haja crescimento microbiano suficiente para se caracterizar a deterioração.
SEMI-PERECÍVEIS - São matérias-primas que tem sua estabilidade aumentada em decorrência de técnicas aplicadas em seu processamento. A estabilidade pode ser estendida por 30 a 90.
PROCESSOS - Na indústria de alimentos podem ser: químicos, físicos e biológicos.