PROTOCOOPERAÇÃO - é a associação entre indivíduos de espécies diferentes em que ambos se beneficiam, mas cuja coexistência não é obrigatória. Como exemplos vamos destacar as associações entre o paguro-eremita e as anêmonas-do-mar, o pássaro anu e certo mamíferos, etc.
COMENSALISMO - é a associação entre indivíduos de espécies diferentes na qual um deles aproveita os restos alimentares do outro sem prejudicá-lo. Exemplo de comensalismo muito citado é o que ocorre entre a rêmora e o tubarão.
INQUILINISMO - a associação entre indivíduos de espécies diferentes em que um deles procura abrigo ou suporte no corpo do outro, sem prejudicá-lo.
FORESIA - é a associação entre indivíduos de espécies diferentes em que um se utiliza do outro para transporte, sem prejudicá-lo.
PREDATISMO - é a interação desarmônica na qual um indivíduo (predador) ataca, mata e devora outro (presa) de espécie diferente.
CAMUFLAGEM - Ocorre quando uma espécie possui a mesma cor (homocromia) ou a mesma forma (homotipia) do meio ambiente.
MIMETISMO - Ocorre quando uma espécie possui o aspecto de outra. Exemplos: - cobra-coral falsa (não venenosa) imitando a cobra-coral verdadeira (venenosa).
PARASITISMO - é a associação desarmônica entre indivíduos de espécies diferentes na qual um vive à custa do outro, prejudicando-o.
AMENSALISMO - é a interação desarmônica onde uma espécie produz e libera substâncias que dificultam o crescimento ou a reprodução de outras podendo até mesmo matá-las. fungos do gênero Penicillium produzem penicilina, antibiótico que mata bactérias.