MISTURA - é caracterizada pelo sistema químico que contém duas ou mais substâncias puras (sejam elas substâncias puras simples, sejam elas substâncias puras compostas).
MIST. HOMOGÊNEA - é o sistema em que há apenas uma fase perceptível a olho nu.
MIS HETEROGÊNEA - é uma mistura que visualmente percebemos a presença de duas ou mais fases no sistema.
CATAÇÃO - Método manual de separação, como quando escolhemos os feijões para cozinhar.
VENTILAÇÃO - Arraste por corrente de ar de um dos componentes da mistura que seja bem leve. Exemplos: separação das cascas de grãos de café, cereais e amendoim torrado.
LEVIGAÇÃO - Arraste de sólidos de baixa densidade por meio de correntes de água, permanecendo no recipiente os sólidos de densidade maior. Isso é feito pelos garimpeiros para separar a areia (menos densa) do ouro (mais denso).
PENEIRAÇÃO - É muito usada em construções para separar a areia do cascalho e na cozinha quando se quer separar impurezas na farinha de trigo.
FLOTAÇÃO - método no qual um líquido é adicionado a uma mistura formada por dois sólidos, os quais não se dissolvem e um deles é mais denso, enquanto o outro é mais denso que o líquido. Em seguida uma decantação é realizada.
SIFONAÇÃO - Método no qual utilizamos mangueira, pipeta, canudo, seringa e etc, para retirar o líquido mais denso ou o menos denso de uma mistura formada por apenas líquidos. Exemplo: Separar os componentes da mistura formada por água e óleo.