HISTÓRIADORES - Eles entendem atualmente que tudo que é produzido pelo ser humano pode ser considerado uma fonte histórica, portanto, não só o texto escrito deve ser entendido como tal.
PRÉ-CLÁSSICO - Periodo da História que conta o desenvolvimento da civilização Maia entre (2000 a.C.–250 d.C.)
CLÁSSICO - Definido como o período durante o qual os maias da planície levantaram monumentos datados usando o calendário de contagem longa.
PÓS-CLÁSSICO - Período Marcado pelo abandono das principais cidades do período clássico
GUERREIRO - Eram um cargo ocupado por membros da aristocracia e transmitidas por sucessão patrilinear.
COMERCIO - era um componente essencial da sociedade e no desenvolvimento da civilização maia. As cidades que cresceram para se tornar as mais importantes geralmente controlavam o acesso a bens comerciais vitais, ou rotas de transporte.
COMERCIANTE - Essa classe da sociedade das civilizações pré-colombianas foram retratados em cerâmicas trajando elaboradas vestimentas nobres. A partir disso, sabe-se que pelo menos alguns eram membros da elite. Quem eram essas pessoas?
MERCADOS - Difíceis de identificar arqueologicamente, Esses locais indicaram produção de alimentos e atividade de venda de vegetais semelhantes.
ARTE - Ela era essencialmente para a corte real, sendo quase exclusivamente voltada para a elite e seu mundo. Produções artísticas eram criadas a partir de materiais perecíveis e não perecíveis e serviam para ligar os maias a seus ancestrais.