HIP HOP - Incluiu uma grande variedade de estilos, especialmente breakdance e popping, os quais foram desenvolvidos na década de 70 por afros e latino-americanos. O que diferencia esta dança de outros tipos de dança é o freestyle.
FORRÓ - Conhecido popularmente como arrasta pé. Uma das principais características desta dança é o ato de arrastar os pés durante a mesma. Esta é realizada por casais, que dançam com os corpos bem colados.
TANGO - É uma dança altamente expressiva e dramática, que chama a atenção de muitos por misturar, de maneira única, sensualidade, tristeza e certa agressividade. Popular na Argentina.
FUNK - Exige coordenação motora para execução dos passinhos desse ritmo e praticar o rebolado.
SAPATEADO - Dança popular espanhola, em geral sem acompanhamento musical, caracterizada pelo martelar rítmico dos tacões dos sapatos no chão.
JAZZ - É uma forma de dança que recebe influências de diversos outros estilos e princípios técnicos do ballet e dança contemporânea.
BALÉ - Os princípios básicos desta dança são: postura ereta; uso do en dehors (rotação externa dos membros inferiores); verticalidade corporal; disciplina; leveza, harmonia e simetria.
DANÇA DE RUA - Consiste em uma força de dança que pode ocorrer em ruas, blocos, parques, locais abertos, raves e clubes.
SAMBA - É ligada ao ritmo musical de mesmo nome, e muito praticada por passistas de escolas de samba e em pagodes.