FARINHA - Feita da raiz da mandioca e é base da alimentação da maioria dos brasileiros. (Herdamos o gosto dos indígenas).
REDE - Utensílio que serve para dormir enquanto nos embalamos. (Tem origem com os índios da Amazônia)
COALHADA - Sua produção se dá através da fermentação natural ou estimulada do leite. (Alimento de origem europeia e que desenvolveu muito em Minas Gerais no tempo do Brasil colônia)
CRISTIANISMO - É uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré. (Religião trazida pelos europeus ao Brasil).
CARIMBÓ - É um ritmo amazônico, típico do Pará, que nasceu das mãos calejadas e dos pés descalços dos agricultores paraenses.
AÇAÍ - Do fruto da palmeira faz-se um suco de cor intensa e é a base da alimentação do povo amazônida. E na mesa do paraense não pode faltar.
VIOLÃO - Instrumento de cordas dedilháveis, com caixa de ressonância em formato semelhante a um oito, com seis cordas, de diferentes materiais. (Instrumento trazido pelos europeus às terras brasileiras).
CUCA - Lenda de origem galego-portuguesa mostra como personagem uma figura de jacaré fêmea que assusta as crianças.
BAIÃO - Consiste num preparado de arroz e feijão, de preferência o feijão verde ou feijão novo. É um prato de origem cearense, tipico da região Nordeste e partes da região Norte do Brasil.