LETRAMENTO - Atualmente, o termo “alfabetização científica” é bastante abordado nos estudos da área. No entanto, pensando em uma perspectiva mais ampla, que fortaleça as relações CTS, nas Práticas de Ciência e Tecnologia, optou-se por utilizar o termo: ABORDAGEM CTS - A abordagem que contempla a função social e promove o “cidadão prático”, o qual, mesmo não sendo um cientista, é capaz de atuar na sociedade compreendendo as inter-relações e estruturas que regem a influência da Ciência e da Tecnologia em sua vida é dita GALILEU - É o pai da Ciência Moderna FALSEABILIDADE - Para que um conhecimento seja científico, é necessário que o mesmo esteja sujeito à verificação, podendo deixar de ser verdadeiro a qualquer momento e substituído por um novo conhecimento. Esse critério é denominado OFICINA - Trabalhar dentro da prática envolve uma metodologia que permite maior flexibilidade para a organização do trabalho e possibilita a articulação de multiletramentos e estratégias metodológicas. Essa metodologia é pedagogicamente conhecida como: ASTRONOMIA - Exemplo de Oficina Pedagógica que pode ser desenvolvida na Prática de Ciência e Tecnologia INVESTIGAÇÃO - O eixo Ciência do Cotidiano visa a compreensão dos fenômenos naturais e tecnológicos por meio da: EDUCOMUNICAÇÃO - O uso pedagógico de aplicativos, realidade aumentada, produção de vídeos, podcasts e outras mídias dessa natureza, em um cenário educativo, caracteriza um exemplos de: CIENTÍFICO - A sequência de passos para verificação de uma hipótese, levantada para solucionar uma inquietação ou um problema observado, é denominada método: |