NARRATIVO - Uma das características principais desse tipo de texto é a presença de um narrador. Ele tem por objetivo contar um enredo que envolve tempo, espaço, personagem e ação.
DESCRITIVO - A característica principal desse texto é descrever algo ou alguém detalhadamente, de forma que o leitor consiga criar uma imagem mental do que é descrito. Para sua melhor compreensão e estruturação são utilizados adjetivos, verbos de ligações ou metáforas
DISSERTATIVO - Pode ser classificado como argumentativo e expositivo. Apresenta um ponto de vista e tem como objetivo persuadir e convencer o leitor a concordar com a ideia defendida.
EXPOSITIVO - Tem a finalidade de informar e esclarecer o leitor através da exposição de um determinado assunto ou tema. Esse tipo de texto não tem a pretensão de convencer o leitor, apenas de expor conhecimentos, ideias e pontos de vista. Sua linguagem é clara.
INJUNTIVO - são textos que têm como finalidade a instrução e orientação do leitor. Além de fornecer uma informação, eles instigam a ação do leitor. Se caracterizam por utilizar verbos no imperativo, no infinitivo ou presente do indicativo.
INJUNTIVO - São exemplos: manuais de instruções, receitas culinárias, bulas, regulamentos, editais, códigos e leis.
EXPOSITIVO - São exemplos desse tipo de texto: reportagem, resumo, fichamento, artigo científico e seminário.
DISSERTATIVO - São exemplos desse tipo de texto: os ensaios, as cartas argumentativas, a dissertação-argumentativa e o editorial.
DESCRITIVO - São exemplos desse tipo de texto: classificados, folhetos turísticos, cardápios, anúncios e, ainda, descrição de personagens dentro de textos narrativos.