PROTEÍNA - Polímero composto por aminoácidos que dá às celulas seu formato e estrutura e realiza a maioria de suas atividades.
GORDURA - Tipo de lipídeo utilizado pelas células vivas para armazenar energia metabólica. Composto principalmente de triacilglicerol.
GLICOSE - Açúcar de seis carbonos que tem um papel importante no metabolismo das células vivas. Armazena na forma polimérica como glicogênio em células animais e como amido nas células vegetais.
DNA - Polinucleotídeo de fita dupla, formado por duas cadeias individuais de unidades de desoxirribonucleotídeo ligadas covalentemente. Serve como informação genética que é transmitida de geração para geração.
AÇÚCAR - Substância feita de carbono, hidrogênio e oxigênio com fórmula geral (CH2O)n. Um carboidrato ou sacarídeo. O......do dia a dia é a sacarose, um dissacarídeo de gosto doce composto de glicose e frutose.
ÁCIDO NUCLEICO - Macromolécula que consiste em uma cadeia de nucleotídeos unidos por ligações fosfodiéster, RNA ou DNA.
ÁCIDO - Uma molécula que libera um próton quando dissolvida em água; tal dissociação gera íons hidrônio (H3O+), diminuindo o valor do pH.
ADAPTAÇÃO - Ajuste de sensibilidade após estímulos repetidos, permite que uma célula ou organismo registre pequenas alterações de um sinal apesar da presença de níveis elevados de estimulação.
CATÁLISE - A aceleração de uma reação química pela ação de um catalisador; praticamente todas as reações em uma célula requerem essa assistência para que ocorram nas condições presentes nos organismos vivos.