MARCA - Nesse tipo de esporte o resultado pode ser mensurado utilizando as unidades de medida (metros, segundos, quilos, etc). Uma característica marcante desses esportes é a quebra de recordes.
TÉC-COMBINATÓRI - Pertencem a esse grupo os esportes cuja a comparação do desempenho está centrada na beleza plástica (dimensão estética) e no grau de dificuldade (dimensão acrobática) do movimento.
PRECISÃO - Nesse tipo de esporte deve-se atingir um alvo estático (parado) ou em movimento, ou chegar o mais próximo possível a um objeto A pontaria é fundamental nesses esportes.
COMBATE - O objetivo central é vencer o oponente através de desequilíbrios, imobilizações, exclusão de um determinado espaço.
CAMPO E TACO - Para pontuar nesse tipo de modalidade, o atleta precisa rebater a bola o mais longe possível e tentar percorrer no campo, passando pela maior quantidade de bases possível.
REDE DIVISÓRIA - São as modalidades nas quais o objetivo principal é lançar, bater ou arremessar o implemento (bola ou outro objeto) para a quadra adversária, sobre uma rede, a fim de que o implemento toque o chão e o ponto seja computado.
PAREDE REBOTE - Rebote significa a volta de um objeto rebatido. Logo, fazem parte dessa classificação as modalidades nas quais o objetivo principal é rebater o implemento contra uma parede, sendo que, seu adversário deverá rebatê-la assim que o implemento retornar.
INVASÃO - Para a disputa desses esportes existem duas equipes que devem defender a sua própria área e invadir e atacar a área do adversário, a fim de computar pontos. A transição de ataque para defesa acontece a todo o momento.
ALTO RENDIMENTO - É realizado de forma profissional, seguindo as regras estabelecidas pelas Federações.