FONORRECEPTORES - Perceber odores só é possível graças ao olfato, um de nossos sentidos. O epitélio olfatório é dotado de células nervosas que são estimuladas pelas moléculas dispersas no ar. Essas células nervosas especializadas em captar o odor.
BOTÃO GUSTATIVO - Durante a alimentação, sempre nos preocupamos com o sabor de determinado alimento. Para sentir o gosto dos alimentos, contamos com células sensoriais localizadas na boca que estão agrupadas em pequenas elevações chamadas de:
MECANORRECEPTOR - O tato, diferentemente dos outros sentidos, não é sentido em apenas uma única parte do corpo. Praticamente em toda a extensão da nossa pele somos capazes de sentir o toque, graças à presença de
ÍRIS - Quando se menciona a “cor dos olhos” de uma pessoa, está-se fazendo referência à coloração da estrutura do globo ocular denominada:
OUVIDO INTERNO - As estruturas anatômicas, canais semicirculares e utrículo, estão relacionadas com a função de equilíbrio nos seres humanos. Tais estruturas localizam-se:
PALADAR, OLFATO - quais sentidos possuem quimiorreceptores ajudando na compreensão de um estímulo.
QUIMIORRECEPTOR - receptores sensoriais responsáveis pelos sentidos do olfato
CONE E BASTONE - A visão é um sentido capaz de captar estímulos luminosos através dos fotorreceptores. No olho humano, encontramos dois tipos de fotorreceptores:
O CHEIRO - Olfação é a função que nos permite sentir: