BOITATÁ - É representada por uma cobra de fogo que protege as florestas e seus animais e tem a capacidade de matar pessoas que desrespeitam a natureza.
CUCA - Está muitas vezes associada ao "Bicho Papão", é réptil que raramente dorme, com a aparência de velha e malvada, na qual costuma raptar crianças desobedientes.
LOBISOMEM - Normalmente este personagem é um homem pálido, contudo em uma determinada fase da Lua vira uma forma animalesca e aparece nas encruzilhadas para assustar as pessoas.
BOTO - Acreditasse que este personagem tenha surgido na Região Amazônica, segundo a lenda este sai das profundezas dos rios e se transforma num jovem belo e elegante em noites de festas juninas, e então escolhe a moça mais bela e a leva para o fundo do rio.
IARA - Costuma tomar banhos nos rios e cantar uma melodia viciante, desta forma os homens que a veem não conseguem resistir aos seus desejos e pulam dentro do rio. Ela tem o poder de levar para o fundo do rio qualquer homem que ela desejar casar.
CURUPIRA - É um protetor das matas e dos animais silvestres, quando alguém desparece nas matas, muitos habitantes acreditam que é obra deste pesonagem.
SACI-PERERÊ - Conhecido por ser muito travesso, ele(a) adora fazer travessuras, como assustar viajantes solitários, dar nós nas crinas de cavalos e espantar o gado. E dizem que para prendê-lo é necessário fazer uma armadilha.
MULA SEM CABEÇA - Segundo a lenda, qualquer mulher que namorasse um padre se transformaria neste personagem. o encanto somente pode ser desfeito caso alguém conseguir tirar o freio de ferro que a personagem usa.
VITÓRIA-RÉGIA - Muito popular na Região Norte, diz a lenda que a Lua era um deus que namorava as mais lindas índias e sempre se escondia, assim um dia uma moça apaixonada se atirou no lago na direção do reflexo da Lua.