MÚSCULO ERETOR - Está sob controle adrenérgico, e contrações involuntárias em situações de estresse repentino,ansiedade,ou raiva fazem com que ele se “levante”.
CICLO CAPILAR - É tradicionalmente reconhecido por três fases: crescimento (anágeno I-VI),regressão (catágeno I-VIII) e repouso (telógeno).
ANAGENA - É uma fase onde o cabelo está crescendo ativamente, sua duração desta fase é determinada geneticamente e varia dependendo do sítio anatômico estudado. No couro cabeludo, tem duração de 2 a 6 anos.
CATÁGENA - Nessa fase, a papila folicular encolhe e sai, do saco epitelial, o cabelo em “clava”. Menos de 1% dos cabelos está nesta fase de involução que pode durar entre 2 e 3 semanas.
TELOGENA - O cabelo fica nessa fase por 3 meses e aproximadamente 10-15% dos fios de cabelo estão em queda proporcionando uma perda de 100-120 fios por dia normalmente, característica dessa fase.
HASTE CAPILAR - É uma estrutura essencialmente lipoproteica e sem vida.
HASTE DO CABELO - É composto por três camadas: cutícula, córtex e medula.
CUTÍCULA - É a parte mais externa do cabelo, se constitui de células mortas achatadas, sobrepostas umas às outras como telhas de um telhado.
TRICOPTILOSE - É uma fenda longitudinal da haste com aspecto de ponta “dupla” ou partida.