RENASCIMENTO - É o período ao qual se convencionou chamar à confluência da mentalidade humanista nas artes, na literatura, na filosofia e na ciência, e que foi pautado nos seguintes fundamentos: antropocentrismo, individualismo, racionalismo, cientificismo e na negação
TEOCENTRISMO - (Deus no centro do mundo) está relacionado à religião, cujas coisas são assim porque Deus as colocou dessa forma no mundo.
HEDONISMO - É uma corrente da filosofia que compreende o prazer como bem supremo e a finalidade da vida humana.
RACIONALISMO - É uma corrente filosófica que atribui particular confiança à razão humana, ao passo que acredita que é dela que se obtém os conhecimentos.
VALOR - É a importância dada a alguém, a alguma coisa ou ação.
SOCIOLOGIA - se ocupa basicamente de cinco elementos: a estrutura social, os grupos sociais, a família, as classes sociais e os papéis que o indivíduo ocupa em sociedade.
ANTROPOLOGIA - traça, em detalhes, os fatores que compõem as relações entre os indivíduos com o seu meio, levando em conta toda a especificidade cultural. Isso porque, o seu foco é, de fato, o conceito “Cultura”.
ETNOCENTRISMO - onceito antropológico usado para definir atitudes nas quais consideramos nossos hábitos e condutas como superiores aos de outrem.
ESTEREÓTIPO - É um conceito, ideia ou modelo de imagem atribuída às pessoas ou grupos sociais, muitas vezes de maneira preconceituosa e sem fundamentação teórica.