CROMOSSOMO - Estrutura longa e filamentosa composta por DNA e proteínas que contém a informação genética de um organismo.
HOMÓLOGO - em uma célula diploide, uma das cópias de um cromossomo específico, uma originada do pai e a outra da mãe.
C. INTERFÁSICO - Condição em que os cromossomos de uma célula eucariotica se encontram quando a célula está entre divisões; mais estendidos e transcricionalmente ativos do que os cromossomos mitóticos.
CR. MITÓTICO - cromossomo duplicado bastante condensado no qual os dois cromossomos novos (também chamados de cromátides-irmãs) ainda estão mantidos juntos pelo centrômero. Estrutura que os cromossomos adotam durante a mitose.
CROM. SEXUAL - tipo de cromossomo que determina o sexo de um indivíduo e direciona o desenvolvimento de características sexuais. Nos mamíferos, os cromossomos X e Y.
CROMOSSOMO X - O maior dos dois cromossomos sexuais de mamíferos. As células dos machos contém um, e as das fêmeas contém dois.
CROMOSSOMO Y - O menor dos dois cromossomos sexuais de mamíferos. Presente em cópia única apenas nas células dos machos, contêm genes que direcionam o desenvolvimento de órgãos e características sexuais masculinas.
COESINA - Complexo proteico que mantém as duas cromátides-irmãs unidas após a duplicação do DNA durante o ciclo celular.
DIPLOIDE - Descreve uma célula ou organismo que contém dois conjuntos de cromossomos homólogos, cada um herdado de um genitor.