TINKERCAD - É uma plataforma online e gratuita, para iniciar os primeiros passos na programação de robôs e projetos eletroeletrônica, não é necessário pensar em linguagem de programação texto (técnica), pois todos os comandos são em Português/Br, ficando o foco somen
SCRATCH - É uma linguagem de programação visual baseada em blocos, funciona como um quebra-cabeça, onde cada peça é um comando e quando montamos uma sequência de peças conseguimos escrever um programa.
USO PROGRAMAÇÃO - Raciocínio lógico; Pensamento computacional; Localização espacial; Ação e reação; Criatividade; “Story Telling”; Português; Matemática e Resolução de problemas.
ARDUÍNO - É uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador Atmel AVR com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem de programação padrão, a qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++
VARIÁVEIS - Podem ser escritas por: letras ou números e representam um valor que pode ser mudado a qualquer momento, cada variável tem um espaço na memória para armazenar seus dados, porém existem vários tipos de dados, sendo os mais comuns: numérico, reais e caracte
PLACA ARDUÍNO - É composta, basicamente, por um controlador Atmel AVR de 8 bits, uma interface serial ou USB e alguns pinos digitais e analógicos.
OBS.: ARDUÍNO - Durante a programação deve levar em consideração alguns passos indispensáveis, que são: definir o modo de operação dos pinos (Input/Output); declarar variáveis, etc.
VAR. NUMÉRICAS - Todo e qualquer tipo número, positivo ou negativo.
VARIÁVEIS REAIS - Podem ser positivos ou negativos e decimais.