DECLARAÇÃO - Trata-se, portanto, de um texto de valor documental que comprava ou declara algo sendo utilizado por diversas instituições.
CONTRATO - É um tipo de redação técnica utilizado para estabelecer uma relação jurídica entre duas ou mais partes.
MEMORANDO - São importantes ferramentas de comunicação entre diversos setores de uma empresa.
EDITAL - Trata-se um documento que é utilizado através de uma publicação com o fim de divulgar uma norma, notícia ou um fato.
ATESTADO - Documento emitido por uma autoridade, em favor de alguém, que certifica, afirma, assegura ou demonstra alguma coisa.
REQUERIMENTO - Pedido dirigido a uma pessoa de hierarquia superior ou a uma autoridade para solicitar alto, com amparo legal.
RECIBO - A obrigatoriedade da entrega em transações financeiras no Brasil está em vigor desde janeiro de 1994.
AVISO - Pode ser considerado um sinal ou uma chamada de atenção.
OFÍCIO - É uma modalidade de comunicação que tem por finalidade tratar de assuntos de caráter externo, entre órgãos da Administração Pública e/ou instituições da iniciativa privada.