FRANQUIA - É um sistema por meio do qual a empresa possuidora de know-how de produção ou distribuição de determinado produto ou serviço, normalmente possuidora de marca conceituada, cede a terceiros, detentores de capital, o direito de distribuir seus produtos.
JOINT VENTURE - É um acordo entre duas ou mais empresas que estabelece alianças estratégicas por um objetivo comercial comum, por tempo determinado.
ETNOCÊNTRICA - A equipe de uma companhia que vê apenas as semelhanças que existem entre os mercados e supõe que os produtos e práticas que foram bem sucedidos em seu país também o serão em qualquer lugar do mundo.
POLICÊNTRICA - Este tipo de orientação é oposta ao etnocentrismo. O termos descreve as crenças ou suposições de uma gerência que leva em consideração as particularidades de cada país em que a companhia está presente.
REGIOCÊNTRICA - Este tipo de orientação visa uma região específica que se torna a unidade geográfica relevante; o objetivo da administração é desenvolver uma estratégia regional integrada.
GEOCÊNTRICA - Uma companhia que é guiada por esta orientação enxerga o mundo inteiro como um mercado potencial e emprenha-se em desenvolver estratégias globais integradas.
VALOR - É a percepção que o cliente tem da satisfação de uma necessidade específica.
STAKEHOLDERS - São pessoas e/ou grupos que podem afetar e são afetados pelos resultados estratégicos obtidos e que têm reivindicações aplicáveis no tocante ao desempenho da empresa.
ESTRATÉGIA - É o desenvolvimento de uma fórmula ampla para o modo como uma empresa irá competir, quais deveriam ser as suas metas e quais políticas necessárias para levar-se a cabo estas metas.