HIPERTENSÃO - Doença ocasionada por fatores genéticos e maus hábitos, que necessita de dieta com redução de sal e alimentos enlatados e embutidos (salsichas, linguiças).
CARBOIDRATOS - Nutrientes que precisam ser consumidos de forma controlada pelo diabético, para não aumentar a glicose sanguínea.
ANDROIDE - Tipo de obesidade em que a gordura se acumula preferencialmente no tronco, tórax e abdômen, fazendo o indivíduo apresentar forma semelhante à maçã, tendo o risco de doenças cardiovasculares aumentado.
GINOIDE - Tipo de obesidade em que a gordura se acumula preferencialmente nas nádegas, coxas e parede abdominal, fazendo o indivíduo apresentar forma semelhante à pêra, tendo o risco de problemas ortopédicos, articulares, varizes, celulites.
OBESIDADE - Doença em que o indivíduo necessita reduzir o consumo de calorias (comer menos) e aumentar o gasto de energia (atividade física), para reduzir o peso corporal.
HDL - Lipoproteína transportadora de lipídios sanguíneos, considerada o “bom colesterol”, limpa as artérias, retirando delas o excesso de colesterol depositado pelo colesterol ruim.
LDL - Lipoproteína transportadora de lipídios sanguíneos, considerada o “colesterol ruim” por depositar colesterol nas artérias, podendo entupimento de vasos sanguíneos.
ESTIMULANTES - Tipos de alimentos (chá verde, gengibre, canela) que não devem ser ingeridos por hipertensos por aumentarem a pressão arterial.
SÓDIO - Mineral presente no sal de cozinha e em alimentos industrializados, que eleva a pressão sanguínea, devendo ser evitado pelo hipertenso.