MÔNICA - É a personagem mais conhecida de Mauricio de Sousa. É uma menina brava, decidida, que não leva desaforo para casa, ao mesmo tempo, que apresenta feminilidade e leveza.
ANJINHO - O anjo da guarda da turma, que desce das nuvens para se misturar com as crianças e protegê-las de algum acidente, se possível. Seu maior problema é quando a turma de moleques apronta com a Mônica. Daí, não consegue evitar as coelhadas que ela distribui.
CEBOLINHA - Personagem criado em 1960, por Maurício de Sousa, é um garoto de cabelos espetados que, quando fala, troca o R pelo L. Ele adora implicar com a Mônica!
CASCÃO - Nasceu em 1961, baseado nas recordações de infância do próprio Mauricio. Ele conta que, no início, teve receio da reação do público para com este personagem com uma certa mania de sujeira.
MAGALI - Ela é uma menina de apetite voraz e insaciável, frequentemente querendo saber de comer, embora que com tanto apetite continue eternamente magra. Ela também é a melhor amiga da Mônica e por isso é uma das únicas personagens que não brigam com ela.
CHICO BENTO - É retratado como preguiçoso, trabalhador, aventureiro, carismático, esforçado e divertido, pois vive dormindo, vai pescar com seus amigos, rouba as goiabas do Nhô Lau, vive namorando a Rosinha e faz todas as atividades do Sitio.
ROSINHA - É a clássica garotinha caipira da Turma do Chico Bento, é conhecida por todo o arraial da cidade, além de ser uma das jovens mais influentes de Vila Abobrinha pelo seu jeitinho bastante atencioso e extrovertido de ser.
SANSÃO - É o coelhinho de pelúcia azul da Mônica, ganhada de presente quando ela era ainda pequena, pelo seu pai, Seu Sousa, comprado pela Dona Luísa em uma lojinha infantil.
FRANJINHA - O menino-cientista da Turma, inspirado no próprio Mauricio, quando ele tinha entre 9 e 10 anos. Ele está sempre fazendo experiências em seu laboratório e faz muitos inventos; e suas principais invenções são as máquinas do tempo.