DENDÊ - Do quimbundo, também conhecido como óleo de palma, é popular nas culinárias africana e brasileira. Ele é produzido a partir do fruto do dendezeiro – um tipo de palmeira originária do oeste da África.
CACHAÇA - Aguardente de cana-de-açúcar obtida com a fermentação e destilação do caldo de cana. A palavra tem origem na língua quicongo, do grupo banto (atualmente Congo, Angola e Moçambique)
AXÉ - Palavra usada como o “assim seja”, da liturgia cristã, e também “boa-sorte”. Contudo, segundo as religiões afro-brasileiras, axé (do iorubá ase) é bem mais do que isso: é a energia vital encontrada em todos os seres vivos e que impulsiona o universo.
MUVUCA - Palavra de origem banta e língua quicongo, significa aglomeração ruidosa de pessoas como forma de lazer, celebração.
CUÍCA - Instrumento, chamado em Angola de pwita, é semelhante a um tambor e contém uma haste de madeira interna e fixa. O som é produzido ao esfregar a haste com um pano úmido.
ABADÁ - Hoje em dia, essa palavra é conhecida por se referir à camiseta de carnaval recebida na compra do ingresso para blocos de rua. Ela tem origem no iorubá e originalmente era utilizada para se referir às batas/túnicas brancas vestidas em rituais religiosos.
CACHIMBO - Instrumento utilizado para fumar, geralmente, tabaco. A palavra deriva do termo kixima de uma das línguas bantas mais faladas em Angola: o quimbundo.
CANJICA - Papa de milho verde ralado.
QUIABO - Chegou ao Brasil vindo da África. Por ser uma planta de rápido crescimento e fácil cultivo dizem que os escravos traziam suas sementes nos bolsos como uma espécie de seguro alimentar.