MARACÁ - Consiste numa corrida de equipe, na qual participam no mínimo 10 atletas, sendo disputada nas categorias masculina e feminina. É considerada a campeã, a equipe que completar o percurso no menor tempo. Lembrando que o Maracá não pode cair.
ARCO E FLECHA - A atividade consiste na montagem de um alvo localizado entre 15 e 30 metros de distância dos competidores. A disputa ocorre entre equipes de 03 participantes, sendo considerada campeã aquela que acertar o alvo mais vezes em três chances.
CABO DE GUERRA - Consiste numa disputa entre equipes de 10 participantes, na qual cada uma puxa um lado da corda, buscando arrastar a equipe adversária até o seu campo.
BODOK - Consiste em acertar um alvo a 15 metros de distância do competidor. São três chances de acerto. Caso haja vários acertos, os competidores continuarão a jogar até que apenas um acerte o alvo, sendo o vencedor.
CONGADO - O festejo tem suas origens atreladas aos Cortejos em agradecimento aos Reis Congos na África. Em Minas Gerais, incorporando elementos do Catolicismo, como a devoção à Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia.
FOLIA DE REIS - Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais, ocorre no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro. Há instrumentistas, cantores e representações dos Três Reis Magos.
PASTORINHAS - São grupos de moças e meninas que visitam os presépios das casas, relembrando os pastores em Belém. Vestem-se como camponesas, dançam e cantam a mensagem em louvor. Pedem contribuição para o natal das crianças carentes da localidade.
FESTA DO DIVINO - Ocorre na data consagrada ao Divino Espírito Santo. Em Minas, costuma ser chamada também de Festa do Império, porque durante sua realização é eleito um imperador, que será o festeiro ou homenageado da próxima festa.
FESTA JUNINA - De influência europeia, o festejo faz alusão aos rituais de fertilidade e boas colheitas. Incorporada às celebrações da Igreja Católica, a festa faz exaltação a santidades como: São João, Santo Antônio, São Pedro e São João Batista.