EXPRESSIONISMO - Surge como uma reação ao Impressionismo, a preocupação está em expressar as emoções humanas, transparecendo em linhas e cores vibrantes os sentimentos e angústias do homem moderno.
IMPRESSIONISMO - O enfoque resumia-se na busca pela sensação de luz e sombra.
FAUVISMO - Teve basica dois princípios: a simplificação das formas das figuras e o emprego das cores puras, sem mistura. As figuras não são representadas tal qual a forma real, O nome deriva de ‘fauves’ (feras, no francês), devido a agressividade no emprego das cor
CUBISMO - A intenção era representar um mesmo objeto visto de vários ângulos, em um único plano. Com o tempo, evoluiu em duas grandes tendências chamadas Analítico e Sintético. O movimento teve o seu melhor momento entre 1907 e 1914.
FUTURISMO - Abrange sua criação em expressar o real, assinalando a velocidade exposta pelas figuras em movimento no espaço.
ABSTRACIONISMO - é a arte que se opõe à arte figurativa ou objetiva. A principal característica da pintura abstrata é a ausência de relação imediata entre suas formas e cores e as formas e cores de um ser.
DADAÍSMO - O intuito deste movimento era mais de protestar contra os estragos trazidos da guerra, denunciando de forma irônica toda aquela loucura que estava acontecendo. Sendo a negação total da cultura, o Dadaísmo defende o absurdo, a incoerência, desordem, o caos
SURREALISMO - a característica deste movimento era unir uma combinação do , do abstrato, do irreal e do inconsciente. A arte deve se libertar das exigências da lógica e da razão , buscando expressar o mundo inconsciente dos sonhos.
OP ARTE - é um termo usado para descrever a arte que explora a falibilidade do olho e pelo uso de ilusões de óptica