ABSOLUTISMO - Sistema político onde o rei considerava-se único e soberano, não reservando a devida importância ao parlamento.
ILUMINISMO - Movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política.
JOHN LOCKE - Considerado o “pai do Iluminismo”. Sua principal obra foi “Ensaio sobre o entendimento humano”, aonde defende a razão afirmando que a nossa mente é como uma tábula rasa sem nenhuma ideia.
VOLTAIRE - Destacou-se pelas críticas feitas ao clero católico, à inflexibilidade religiosa e à prepotência dos poderosos.
MONTESQUIEU - Em sua obra “O espírito das leis” defendeu a tripartição de poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.
ROUSSEAU - Autor da obra “O contrato social”, na qual afirma que o soberano deveria dirigir o Estado conforme a vontade do povo.
QUESNAY - Representante oficial da fisiocracia. Os fisiocratas pregavam um capitalismo agrário sem a interferência do Estado.
ADAM SMITH - Foi o principal representante de um conjunto de ideias denominado liberalismo econômico.
DESCARTES - Concebeu um modelo de verdade incontestável. Segundo este autor, a verdade poderia ser alcançada através de duas habilidades inerentes ao homem: duvidar e refletir.