COLABORATIVA - Aprendizagem por times pode ser através de estudo de caso ou projeto, para que os alunos resolvam os desafios. Eles aprendem uns com os outros, empenhando-se para formar o pensamento crítico, que é construído por meio de discussões e reflexões, de forma..
INVERTIDA - Sala de aula tipo flipped classroom, pode ser considerada um apoio para trabalhar com as metodologias ativas, que tem como objetivo substituir a maioria das aulas expositivas por extensões da sala de aula em outros ambientes, como em casa, no transporte.
VIRTUAIS - Para o professor José Moran, a mescla entre sala de aula e esses ambientes é fundamental para abrir a escola ao mundo e, ao mesmo tempo, trazer o mundo para dentro da escola.
ANTECIPADA - Forma em que o estudante tem acesso ao conteúdo, no modelo de sala de aula invertida, podendo ser online para que o tempo em sala de aula seja otimizado, fazendo com que tenha um conhecimento prévio sobre o conteúdo a ser estudado.
TRANSFORMAÇÃO - É o principal benefício do uso das metodologias ativas na sala de aula. É o que ocorre na forma de conceber o aprendizado, ao proporcionar que o aluno pense de maneira diferente e resolva problemas conectando ideias que podem parecer desconectas.
EMPATIA - Um dos benefícios de trabalhar com metodologias ativas.
SOCIOEMOCIONAIS - Promover o desenvolvimento dessas habilidades é tão importante quanto garantir o acesso às inovações tecnológicas no campo da Educação.
GAMIFICAÇÃO - Permite que o aprendizado seja prazeroso, significativo e envolvente. Isso porque se utiliza de elementos dos jogos como forma de engajar as pessoas a atingir um objetivo.
DISRUPTIVOS - Modelos de ensino híbrido do tipo, Rotação individual, Flex, À la Carte e Virtual Aprimorado.