EDUCAÇÃO - processo pelo qual a sociedade forma seus membros à sua imagem e em função de seus interesses FORMA/CONTEUDO - atraves da educação qual sujeito deve ser formado para aquela comunidade, qual será o seu papel. CONCEP. INGENUA - não reconhecem nele a dignidade de sujeito, de consciência autônoma, que só pode ser educada, instruída INTENÇÃO - é o que diferencia a educação de crianças e adultos, em diferentes contextos sociais CULPADO - O menosprezo pela educação dos adultos e atitude de condená-los pelo analfabetismo ALFABETIZAÇÃO - Demonstra como a sociedade em geral trata o analfabetismo como se fosse uma “doença”, como se fosse um “mal incurável”, uma mancha para a sociedade letrada, por muitas vezes um mal a ser combatido, e para isso governo pós governo lançam projetos que visam FORMAÇÃO - Mostra o papel da sociedade como educadora do educador. Em última análise, é sempre a sociedade que dita a concepção que cada educador em do seu papel, do modo de executá-lo, das finalidades de sua ação, tudo isso de acordo com a posição que o próprio edu |