CHUVA - Sua escassez no Nordeste tem consequências na hidrografia da região ao longo do período de estiagem. A água dos rios torna-se escassa e passam a alimentar os lençóis subterrâneos, desaparecendo na superfície.
INTERMITENTES - Também chamados de temporários, esses rios não apresentam águas superficiais durante o período de seca.
VELHO CHICO - Como é popularmente conhecido o Rio São Francisco
CANA-DE-AÇÚCAR - Ao longo do Século XVI a organização do espaço nordestino esteve relacionada à economia canavieira, que proporcionou poder político e econômico à região no período colonial.
TERRITÓRIO - No início, sua ocupação durante o período colonial, ocorreu ao longo do litoral
URBANIZAÇÃO - A industrialização se concentra nas áreas próximas às capitais, que se tornam cada vez mais atrativas, o que se reflete no aumento da população.
METROPOLITANAS - Nessas regiões de São Luiz (MA), Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE).Maceió (AL) e Salvador (BA) concentram atividades de serviços e de comércio.
SUB-REGIÕES - Levando-se em conta, principalmente, as características do clima e da vegetação original, a Região Nordeste pode ser dividida em Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio Norte.
ZONA DA MATA - A faixa litorânea dos Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte agrupam essa sub-região nordestina.