FASE ORAL - Após o nascimento, esta é uma área que recebe muita atenção do bebê. Assim sendo, o ato da sucção e de se alimentar traz prazer para a criança. FASE ANAL - A estimulação passa da boca para o ato de controlar necessidades fisiológicas. No entanto o ato de controlar a micção também causa estimulação. FASE FÁLICA - Aqui as crianças começam a perceber as diferenças entre homem e mulher. Também é esta a fase em que se observa um outro aspecto da famosa teoria freudiana: o Complexo de Édipo. FASE LATENTE - O foco desse período não são as zonas erógenas, mas sim o desenvolvimento social, criação de laços e convivência em sociedade. Assim, há uma repressão na energia sexual, que continua a existir, porém deixa de ser um foco. FASE GENITAL - Antes, os interesses eram pessoais. A criança não sentia necessidade de se relacionar sexualmente com outros. Nessa fase, surge a vontade de querer se relacionar sexualmente com outras pessoas. S. FREUD - Teórico que influenciou as teorias do desenvolvimento, na perspectiva psicossexual. PIAGET - Teórico que influenciou as teorias do desenvolvimento, na perspectiva do desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem. L. VYGOTSKY - Teórico que influenciou as teorias do desenvolvimento, na perspectiva do desenvolvimento Sociocultural. ERICK ERIKSON - Teórico que influenciou as teorias do desenvolvimento, na perspectiva do desenvolvimento psicossocial. |