MAQUIAVEL - Filósofo florentino, conhecido como o Pai da Ciência Política moderna e do Realismo Político moderno, escreveu O Príncipe, e acreditava que um bom governante deveria unir Virtú à Fortuna.
REALISMO - Teoria baseada no pressuposto de que os indivíduos são primordialmente movidos pelo desejo de poder e segurança. Na busca do próprio interesse, os indivíduos organizam-se em Estados, os quais também agiriam na busca do próprio interesse nacional.
IDEALISMO - Teoria que apresenta ideias, valores, perspectivas de construção de um futuro e uma sociedade ideal, observando como as coisas deveriam ser mais do que como elas são.
ABSOLUTISTA - Monarquia na qual o monarca ou rei exerce o poder absoluto, isto é, independente e superior ao poder de outros órgãos do Estado. O monarca está acima de todos os outros poderes e concentra em si os três poderes.
KARL MARX - Sua teoria econômica, filosófica, política e social leva a entender a história como a história da luta de classes. Escreveu O Capital e Os Manuscritos Econômico-Filosóficos.
F. ENGELS - Intelectual filho de um industrial, foi coautor de Marx em muitas obras e escreveu obras muito importantes como Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico e A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado.
UTÓPICO - Socialismo que não criticava o Capitalismo em sua totalidade, nem definiu a partir de bases materiais a mudança da sociedade. Tinha como principais representantes: Saint-Simon, R. Owen e C. Fourier.
CIENTÍFICO - Socialismo de Karl Marx e F. Engels, criticavam o Capitalismo a partir de sua base histórica e material, olhando os casos empíricos e reais, buscando a raíz do problema para transformar a sociedade.
SOCIALISMO - Conjunto de ideias e ações que buscam uma equalização social e quebrar com as injustiças e desigualdades do Capitalismo, buscando uma união do proletariado e uma centralização da figura do Estado como papel equalizador.