HABILIDADES - O desenvolvimento infantil é um processo global, isto é, um processo que engloba todas as _____ de uma criança
ROTINA - Representa a estrutura sobre a qual será organizado o tempo didático, ou seja, o tempo de trabalho educativo realizado com as crianças. Deve envolver os cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagens orientadas.
REGISTRAR - É objetivo da avaliação na Educação Infantil: _________ o desenvolvimento da criança
FORMAÇÃO - A ______pessoal e social é um eixo de trabalho das instituições de Educação Infantil que têm como foco favorecer a construção da identidade e autonomia das crianças.
EXPERIMENTAR - São situações de aprendizagem acessíveis a todas as crianças onde estas podem de forma coletiva diferentes papéis possibilitando construir o conhecimento ludicamente.
CIDADANIA - O exercício da ______ é um processo que se inicia desde a infância, quando se oferecem às crianças oportunidades de escolha e de autogoverno.
DIÁLOGO - É fundamental que o professor construa vínculos a partir da interação com a criança, através do ______, respeitando sua individualidade, e percebendo-a como um ser competente.
DEMOCRATIZAR - Um dos grandes desafios da Educação Infantil é _______ o acesso às práticas sociais de leitura e de escrita, disponibilizando às crianças os conhecimentos e as experiências necessárias para pensar sobre sua própria língua,
AUTONOMIA - considera as crianças como seres com vontade própria, capazes e competentes para construir conhecimentos.