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O MAIOR DESAFIO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA ESTÁ NA REESTRUTURAÇÃO E NA EXTIRPAÇÃO DA IDEOLOGIA MARXISTA QUE LAVOU O CÉREBRO DOS ESTUDANTES NOS ÚLTIMOS ANOS.
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Descrição:
O MAIOR DESAFIO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA ESTÁ NA REESTRUTURAÇÃO E NA EXTIRPAÇÃO DA IDEOLOGIA MARXISTA QUE LAVOU O CÉREBRO DOS ESTUDANTES NOS ÚLTIMOS ANOS.
Entendo que
para uma tarefa tão árdua se faz necessário algumas competências básica para
alicerçar a tarefa de crítico à construtora de uma nova realidade para a
educação no Brasil. Se faz necessário primeiramente após uma análise
situacional, qual estrutura mudar dentro da macro estrutura do ministério que
vinha há muito sendo um órgão aparelhado para a reprodução de um sistema
ideológico distante da história, filosofia e política da educação brasileira ao
longo dos séculos., quais pessoas realocar e recrutar dentro de um novo
pensamento. Mas o maior de todos os desafios do novo MEC é mudar a mentalidade
do que está impregnado nas escolas brasileiras. Vale a pena ler esta entrevista com o Prof. Wilson
Ferreira Cunha (PUC-GO). Ele viveu vários anos na antiga União Soviética. Viu
de perto como funciona uma ditadura socialista. Porém, o que mais impressiona
são seus comentários sobre o estrago gigantesco que o ensino brasileiro sofre
por conta do aparelhamento ideológico das escolas e universidades. As consequências
são devastadoras e serão sentidas por décadas. Uma geração inteira de jovens
foi emburrecida, narcotizada e idiotizada a serviço de um projeto totalitário
de poder.
Chamo
atenção para as seguintes passagens da entrevista: "Institucionalizou-se
um patrulhamento inimaginável na Educação brasileira, talvez pior do que o que
vivi na ditadura socialista de Brejnev, que foi um dos últimos ditadores
soviéticos. Há uma militância que se diz a favor dos pobres e oprimidos, dos
não acolhidos, e isso reflete no ensino, tanto fundamental quanto médio e
principalmente no terceiro grau. Há uma baixaria enorme na área educacional que
a gente não pensaria ser possível numa democracia republicana" (...)
"É preciso tirar isso, o que será muito difícil, porque é um sistema
orgânico inserido na Educação brasileira, que vai levar uns 50 anos. Crianças
que nasceram em 2002, atravessaram os 13 anos de petismo no poder, e aqueles que
tinham 15 anos, quer dizer, a geração que tem menos de 35 anos não tem outra
imagem do Brasil a não ser a dos governos petistas. Com isso, houve um prejuízo
enorme na consciência, na formação do estudante, do cidadão brasileiro"
(...) "Por exemplo, criou-se o pensamento de que trabalho em grupo é que
movimenta o ensino no País. Ora, trabalho em grupo justifica a imagem de que na
universidade tudo se copia e nada se cria e isso se institucionalizou. Na
verdade, um aluno faz o trabalho e os outros intees do grupo assinam.
Então, isso precisa ser extirpado do ensino brasileiro. Outro dano é a 'postura
crítica', entre aspas, que se sobrepõe à absorção do conhecimento. A crítica é
só para aquele que pensa o contrário, não é a crítica que constrói o
conhecimento. Outro ponto é a frouxidão e a permissividade em vez da disciplina
e da cobrança do aluno. Quer dizer, o aluno é um frequentador de aulas, sem
nenhum compromisso, nenhuma responsabilidade. Veja que isso não existia nem na
ditadura, época em que pelo menos os alunos procuravam adquirir conhecimento.
Hoje, temos o analfabeto virtual dentro da universidade, que não sabe escrever
nem falar direito. Outros absurdos (Wilson consulta um texto que trouxe): a
prioridade das atividades chamadas sociais; os trabalhos fora do estudo
persistente, que é ajudar a incluir. Essa lengalenga de ajudar a 'justiça
social', entre aspas, se tornou quase um padrão de direcionamento da política
educacional brasileira" (...) "Na educação, deve durar cinco décadas,
porque são novas gerações que terão de vir para limpar isso. Esse entulho
autoritário pseudomarxista-socialista-comunista tornou de esquerda a esmagadora
maioria dos professores de História. Os livros e até as questões do Enade são
tendenciosas" (...) "Isso é uma estratégia política de permanência no
poder a qualquer custo. A corrupção do PT veio para manter esse tipo de
orientação ideológica" (...) "Observo que os não petistas hoje são
perseguidos. Há uma patrulha enorme sobre as pessoas que contestam esse sistema
de interesse político esquerdista, e são poucos historiadores e antropólogos
que discutem isso abertamente. Quando fazem isso são imediatamente destroçados,
alijados do processo".