Total de Leituras: 2
*** Faça o seu Login e envie esse texto por email ***
Descrição:
O texto fala acerca da importância do estímulo da faLa e linguagem no desenvolvimento infantil
*** Faça o seu Login e envie esse texto por email ***
Descrição:
O texto fala acerca da importância do estímulo da faLa e linguagem no desenvolvimento infantil
Fala e linguagem se inter relacionam da mesma forma
que o pensamento se relaciona com o conhecimento. O que acontece quando
escutamos alguém falar uma língua que não conhecemos? A comunicação não se
estabelece, não é mesmo? A fala e os sons soarão aos nossos ouvidos como
um amontoado de sons que se assemelharão como uma música sem ritmo, sem melodia...
A palavra-chave que se agrega à comunicação traz uma nova conotação, e
ela é o conhecimento. É necessário conhecer a linguagem para estarmos aptos a
falar a língua. Quando falamos de linguagem temos que mencionar a cognição. O
processo que chamamos de atividade cognitiva, é onde o nosso cérebro irá
processar constantemente informações que vêm do meio externo e interno.
É por meio da linguagem que o homem antecipa suas ações, constrói
relações, transfere conhecimentos, modifica e constrói comportamentos , tornando-se
assim sujeito. Para Chomsky, um dos linguistas que mais contribuiu para o
entendimento da aquisição da linguagem, a define como sendo um sistema autônomo
da capacidade cognitiva, inata ao ser humano.
A linguagem inicia-se nos primeiros contatos do bebê com o mundo, por
meio da interação com o meio e as pessoas ao seu redor. Com os estímulos que
recebe, o bebê aos poucos irá se desenvolvendo, experimentando e sua linguagem
se aprimorando. No início o bebê passará grande parte do tempo dormindo,
aos poucos, esse bebê ira passar cada dia mais acordado e começará a dar mais
atenção e um reconhecimento auditivo que antes não ocorria. Os sons
começarão a fazer sentido para o bebê de acordo com o significado que os
adultos darão a ele.
Com o tempo, a criança descobre que ela também é um fazedor de sons e
esse processo passa a ser muito estimulante. O som produzido pela criança,
ainda sem significado, chamamos de balbucio.
O bebê irá perceber que as pessoas ao seu redor usam uma forma de
comunicação, tendo em vista o seu retorno auditivo e com a estimulação que ela
vivenciará, a criança passará a ter uma produção linguística cada vez melhor.
É muito importante que a criança seja estimulada a falar e que possamos
desenvolver diálogos com essa criança, estimulando cada vez mais sua linguagem;
Os pais, cuidadores, professores, etc devem promover atividades que estimulem a
fala e a linguagem de forma completa, simples e lúdica. A ludicidade vem para
oportunizar o aprendizado através da afetividade vivenciada pelo prazer.É
preciso que a criança encontre significatividade dentro do seu contexto social
para a fala e a comunicação. E para que ela encontre essa lógica e
significatividade, é necessário que dentro do seu contexto social haja
comunicação, diálogo, afetividade, brincadeiras entre outras formas que
permitam que sejam explorada a comunicação desse individuo como um
todo. Viver em sociedade é aprendizado ! E o aprendizado da linguagem e fala precisam
estar inseridos desde o incio para que a criança perceba a importância que
ambos possuem.