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O novo governo acena para mudanças disruptivas ou radicais inovações pela equipe que foi indicada para gerir os destinos da educação no país.
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Descrição:
O novo governo acena para mudanças disruptivas ou radicais inovações pela equipe que foi indicada para gerir os destinos da educação no país.
O MEC
(Ministério da Educação) incluiu no documento que pode dar base à formação de
professores o respeito e a promoção aos direitos humanos e o acolhimento e a
valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais como algumas das
competências que os docentes deverão desenvolver para atuar na educação básica,
à luz da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
A pasta apresentou oficialmente a proposta da BNCC para formação docente
por meio de uma coletiva de imprensa realizada às 14h desta quinta-feira (13)
em Brasília. Agora, o documento será
encaminhado para avaliação pelo CNE (Conselho Nacional de Educação). Se
aprovado, poderá servir de referência para os currículos de... - Veja mais em
https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/educacao/2018/12/13/mec-inclui-respeito-a-direitos-humanos-e-diversidade-na-formacao-de-docente.htm?cmpid=copiaecola
A respeito
das informações acima prevejo a possibilidades de grandes mudanças no panorama
educacional do Brasil. A mudança agora real do novo governo, a nomeação de um
ministro com perfil diferente dos demais que já habitaram este ministério. Estas
possíveis mudanças a serem implementadas no novo governo deverá mudar a
trajetória e os rumos da educação no país cansado de aventuras e descalabros
com experiências escabrosas que resultaram em catástrofe em algumas áreas do
ensino brasileiro, principalmente quanto à aplicação de ideologias insanas que
desfiguraram ainda mais a nossa imagem perante o mundo e nos colocou numa
posição bem pior do que já fomos um dia.
Sabemos que
não é tão fácil assim, porque a estrutura educacional brasileira com exceção
das instituições particulares e privadas foram aparelhadas na grande maioria
para a involução educacional do tipo (quanto pior melhor, e povo educado é um
povo perigoso de se dominar).
Da teoria
para a prática será um hercúleo desafio para os novos mentores que conduzirão
os rumos da educação e não será em quatro anos que vão conseguir consertar o
que existe de errado. Como já citei em outros artigos, o problema da educação
no Brasil não está somente na legislação que norteia a educação, mas sim no
sistema educacional brasileiro que está desfigurado graças à politica e aos
políticos em todas as instâncias.
A mola
mestra dessa reestruturação devera atentar primeiramente pela valorização e
retenção do professor, através de um melhor plano de recrutamento, seleção,
capacitação e remuneração dos docentes, a priorização do ensino básico com incentivo
a absorção de conhecimentos principalmente pela leitura de livros, e da conscientização da sociedade como um todo
de que sem educação não se faz um progresso seguro e sustentável.