Efuturo: Diferenças Psicoterápicas

Diferenças Psicoterápicas

SOBRE ALGUMAS PSICOTERAPIAS

A PSIQUIATRIA, PSICOLOGIA e a PSICANÁLISE, apesar de serem “Psi”, mas são distintos entre si, porém tendo o mesmo objetivo, que é cuidar da doença da Mente, sendo que para isso são utilizadas ferramentas próprias e com interatividade entre a Ciência e o Estudo Psicanalítico criado por Dr. Sigmund Freud e praticado desde 1895 até a atualidade e com expressivos resultados, e sem uso de produtos farmacológicos, por se tratar de uma doença Psíquica da mente e não do Cérebro Neurologicamente falando. Os sintomas Psicossomáticos distorce a percepção da realidade e compreensão das manifestações internas, levando o sujeito ter comportamentos inadequados que difere da sua realidade social. Na vida tem-se que almejar sempre objetivos e desafios, mas sempre partindo do mundo que cada um tem para explorar e depois interagir com os demais mundos alheios com certo equilíbrio. A profissão de Psicanalista é reconhecida pelo MTE através da Port. 397 de 09/10/2002 - CBO n.º 2515-50.

O PSICANALISTA
O Psicanalista trata da doença da Mente. O Psiquiatra trata do Patológico, o Psicólogo da mudança do comportamento e o Psicanalista das Psicopatologias produzidas pela mente com problemas Psicossomáticos. Através da nossa história de vida, nos deparamos com perdas, conflitos, traumas, angústias dentre outras formas de desconforto comportamental. Algumas pessoas tem mais facilidade para aceitar e superar, enquanto outras demoram ou mesmo não conseguem. Ficam presas ao desconforto comportamental, ou mesmo não sabem o porquê sofrem, dificultando suas relações familiares e sociais. Quando o sujeito sofre, se depara com barreiras que dificultam a realização de seus próprios objetivos, pela desmotivação, tensão, frustrações, resistências e impedimentos psíquicos.

O PSIQUIATRA
É um profissional da medicina que após ter concluído sua formação, opta pela especialização em psiquiatria. Esta é realizada em 2 ou 3 anos e abrange estudos em neurologia, psicofarmacologia e treinamento específico para diferentes modalidades de atendimento, tendo por objetivo tratar as doenças mentais. Desta forma, o médico psiquiatra está preparado para lidar com os mais variados transtornos mentais orgânicos. E a principal forma de intervenção utilizada por este profissional é a prescrição de medicamentos como antidepressivos, ansiolíticos e outras psicofarmacologias.

O PSICÓLOGO
Tem formação de nível superior em Psicologia, ciência que estuda os processos mentais e o comportamento humano. O curso tem duração de quatro anos para o bacharelado e licenciatura e cinco anos para obtenção do título de Psicólogo. Na prática da psicoterapia, o Psicólogo, através da mediação verbal, conduz o seu paciente a um processo em que este se torna mais consciente as coisas que faz, pensa e sente no seu dia-a-dia e busca proporcionar e ele a aprendizagem de novos comportamentos para lidar com as suas dificuldades. O psicólogo que trabalha com psicologia clínica é também chamados de psicoterapeuta.
Pedro Paulo da S Medeiros
Escritor - Editor - Psicanalista Integrativo