Ser ou não ser (Crônica)
O que me define como pessoa?
Muitos poderiam dizer que você é o que você projeta na sua mente.
‘Penso ,logo , existo’ A pergunta é? Você existe , por que pensa, ou, pensa por que existe ?
Ou talvez só pensemos que existimos e somos na verdade , somente uma projeção de ideias de alguma inteligência superior.
A alto definição do ser vem a partir de como você se vê , não seu reflexo no espelho , mas como você se enxerga na essência , na alma.
Somos em nossa consciência um amontoado de personagens que encarnamos a cada situação que encontramos no caminho de nossa evolução pessoal.
Aos poucos vamos nos auto lapidando , para talvez encontrar a pessoa que realmente somos.
Sou bom, para aqueles que me são também, mau aos que me são também, justo e injusto, enfim somos dúbios no mago do ser , pois ,instintivamente reagimos e nos apresentamos ao mundo da mesma forma em que o mundo se apresenta a nossa frente.
“Toda ação ,tem uma reação ,igual ou superior a aquela infligida.”
Então se pergunte Nós mentimos a nós mesmos quando dissemos que somos um só para todas as situações ?
Pois como distinguir o que é mentira ou verdade ?
A nossa verdade , pode não ser a do próximo .
A nossa visão sobre a vida é pessoal, como querer que ela seja coletiva , se o azul do seu céu não é o mesmo para outros olhos.
Tente imaginar por alguns segundos , como você veria a vida pelos olhos ,sei la , talvez , de um dos milhões de habitantes desse planeta , o prisma seria completamente o oposto talvez.
Pois, quando olhamos para determinada paisagem e aquilo nos traz alguma paz interior , é por que projetamos o que temos de vida, de sentimento, de bagagem naquela imagem .
Alguém que não vivenciou o que você viveu ,não teve a mesma caminhada , os mesmos tropeços ou alegrias certamente veria tal paisagem de maneira totalmente diferente.
Podem até dizer , que as coisas são o que são para todos, Sol é sol, pode até ser, mas o sol a beira de um lago com certeza será mais agradável que no meio do deserto.
O lugar é uma metáfora , a beira do lago ou o meio do deserto ,é como cada um se sente na vida, naquele momento.
Somos únicos em nossa própria concepção , alguns até se gabam disso, porém, ao mesmo tempo que queremos ser diferentes e autênticos, também queremos que o mundo pense como nós pensamos, vejam a vida como nós a vemos, reajam a tudo , como nós reagimos.
Como poderia o ser , se definir e querer ser único, ser invariavelmente queremos que pensem como nós ou pensamos como os outros, afinal ser único em alguma ideia é ser especial ou solitário?
Somos uma pluralidade em nos mesmos, somos iguais e infinitamente diferentes a todos , gostamos das mesmas coisas mas a enxergamos e sentimos de formas distintas.
O sabor da fruta ou da vida esta naquele que a saboreia .
Somos um ,em meio a uma multidão, o que me define?
Querer ser único sem querer que pensem como eu, querer ser igual e compartilhar pensamentos ,ser mais um.
O que o define é a sua escolha interior ,e a sua consciência de que o que você pensa nunca será uma verdade absoluta ,nem uma mentira solitária.
Adilson