De Marte aos pelados
Desde que foi observado pela primeira vez por Galileu Galilei através de um telescópio em 1610, o planeta Marte levou os humanos do fascínio à obsessão. Como aconteceu com a Lua durante a Guerra Fria entre americanos e russos, atualmente vários países entraram numa espécie de corrida maluca pela glória se ser o primeiro a conquistá-lo.
A China foi o segundo país a desembarcar o seu rover em solo marciano. Levado pela espaçonave “Tianwen-1”, o “Zhurong” estudará além da geologia sinais de água em Marte. Os humanos já enviaram ao planeta vizinho 30 espaçonaves com módulos de aterrissagem. Essa obsessão tem aumentado nas últimas décadas.
Entre os vários objetivos desta corrida está uma viagem tripulada por humanos a Marte. Dentro de dois ou três séculos a ideia é colonizá-lo. Transformá-lo numa opção de lar quando o planeta Terra for um lugar inabitável. É sabido que a segunda hipótese é muito mais plausível que a primeira.
Embora a tecnologia seja capaz, a fragilidade humana será o grande empecilho. Tanto a física quanto a mental. É impossível prever como personalidades diferentes reagirão a bordo de uma nave numa viagem com duração entre cinco e sete meses. E talvez, o choque de personalidades seja o menor dos problemas. Imaginem a ficha começando a cair de que você jamais voltará.
Se por uma felicidade imensa esses humanos frágeis chegarem a Marte, nada será como na ficção de “Perdido em Marte”. Os trajes espaciais poderão não funcionar como a teoria imagina. A Terra é protegida da radiação solar, Marte não é. Conhecendo a habilidade humana para o confronto, possivelmente o futuro de Marte virá a ser um cemitério de humanos.
Algumas séries de televisão mostram com muita clareza as fragilidades físicas e mentais dos humanos. Uma delas é “Largados e Pelados”. Com algumas variações, homens e mulheres são levados para ambientes hostis em vários lugares do planeta. Ali num reality show são deixados pelados para sobreviverem durante 21 dias.
Às vezes, a luta para se conseguir acender uma fogueira demora dias. Os abrigos construídos não impedem a entrada de insetos. Ainda existe a chuva. A necessidade de procurar alimentos e transformar a água quando encontrada em potável. “Largados e Pelados” é uma boa dieta para emagrecer.
No entanto, nada se compara aos confrontos psicológicos que acontecem. Quando as personalidades que deveriam colaborar por um objetivo maior se atacam. Ali com um pedido você volta para casa. Essa possibilidade não existe numa nave a caminho de Marte. Nem no caso de você estar lá, vendo a Terra parecendo uma estrela desaparecer no horizonte marciano.