Efuturo: Tipos textuais II – 1º ano Ensino Fundamental - I – Dissertativo/Argumentativo

Tipos textuais II – 1º ano Ensino Fundamental - I – Dissertativo/Argumentativo

Tipos textuais são classificados de acordo com a sua finalidade e estrutura. Para comunicar, cada texto se utiliza de uma função determinada e especifica.
I – Dissertativo/Argumentativo
O texto dissertativo-argumentativo possui como finalidade a defesa de uma ideia. Esse tipo textual tem como finalidade persuadir o leitor a concordar com a construção do pensamento e com os argumentos propostos.
Um texto dissertativo-argumentativo possui como marca principal o desenvolvimento e defesa de uma tese. Possui uma estrutura formal baseada em:
• Introdução - Apresentação da tese a ser desenvolvida.
• Desenvolvimento - Exposição de argumentos que reforcem a tese.
• Conclusão - Estabelecimento de um novo contexto a partir dos argumentos propostos.
Esse tipo textual é o mais comum em provas de redação como as do Enem, por exemplo. Outros gêneros que apresentam essa estrutura são: editoriais, cartas de opinião, ensaios e artigos científicos.
As qualidades e os defeitos de um texto
Não há fórmulas mágicas para uma boa dissertação, a não ser o exercício contínuo (não se aprende a escrever bem sem escrever sempre), (não se aprende a ler sem ler sempre), e reflexão; usar o cérebro e as informações nele contidas.
Para cultivar uma boa redação, tenha sempre em mente quatro eixos fundamentais: concisão, correção, clareza e elegância.
Concisão – a ideia é não abusar das palavras para exprimir um pensamento (menos é mais). Vá direto ao assunto e não venha com enrolação. Elimine tudo o que é desnecessário.
Quer um exemplo de concisão? Lá vai:
“A minha tia viajará a São Paulo em breve”.
O oposto:
“A irmã da minha mãe, que é minha tia, pretende arrumar as coisas dela e, como é muito cuidadosa fará uma lista para não esquecer de nada, e telefonará para o Edilson, sobrinho da Jurubeba, para que ele traga algumas encomendas que ela embrulhará com cuidado e separará, pois pretende entregar aos parentes que vivem em São Paulo em breve”.
Na verdade, tirando todas as informações desnecessárias restaria uma frase concisa e de fácil entendimento. Tempo seria economizado e o texto bem melhor organizado.
Correção - a linguagem deve corresponder à norma culta, obedecer aos princípios da gramática, portanto, conhecer as regras de uso da língua é fundamental para produzir um bom texto. A gramática e o dicionário são ferramentas imprescindíveis e devem ser consultadas sempre que necessário, sem hesitação.
Desconhecer essas normas causam os erros mais comuns. Tome cuidado com a grafia (escrita) de palavras às quais não conheça; caso não tenha um dicionário à mão para confirmar, substitua por outra palavra mais simples, conhecida.
Verifique a acentuação das palavras, a flexão das palavras (formação do plural); a concordância: o verbo sempre concordará com o sujeito e os nomes, entre si. A colocação dos pronomes oblíquos átonos (me, te, se, nos, vos, lhe, lhes, o, a, os, as) que na linguagem informal costumam iniciar as frases, na linguagem culta deve ser evitado.
Linguagem informal – Me dê um sorvete.
Linguagem culta – Dê-me um sorvete.
Clareza – manifestar a ideia de maneira a ser compreendida rapidamente pelo leitor. Desobedecer às normas da língua, os períodos longos, o vocabulário rebuscado são inimigos do bem escrever.
Elegância – Um texto elegante torna a leitura agradável, suave, escrito com originalidade e criatividade. A elegância começa com a estética do texto: sem borrões, rasuras, com letra legível, parágrafo e letra maiúscula, usando toda a linha até o final.