O CONHECIMENTO VENCERÁ
Quem vê a ideologia que assumiu o poder no Brasil levantando muros e barricadas contra o conhecimento pode pensar se tratar de um fato isolado. Infelizmente não é. Nas últimas décadas o conhecimento vem sendo combatido em diversas partes do planeta.
Recentemente a mídia noticiou que livros foram queimamos em praça pública. Qual é o pensamento que vem? Certamente foi obra de extremistas islâmicos. Aqueles terroristas sanguinários. Desta vez não foram eles. Aconteceu na Europa. No Primeiro Mundo. Instigados por padres e bispos, católicos poloneses fizeram fogueiras de livros.
Quando as trevas da ignorância já contavam com a vitória o Iluminismo acendeu as luzes. O Iluminismo foi um movimento intelectual e filosófico nascido na Europa. Embora os historiadores divirjam sobre a época, é consenso que foi impulsionado pela Revolução Cientifica. O Iluminismo é também chamado de “O Século da Filosofia”.
A ideias de grandes filósofos do Iluminismo como Voltaire, Denis Diderot, Jean-Jacques Rousseau, Adam Smith e Emmanuel Kant que tiveram influencias de Francis Bacon, René Descartes e Baruch Spinoza foram decisivas para a Revolução Francesa em 1789. O ápice do Iluminismo.
Muitos dos ideais desses iluministas foram incorporados as sociedades atuais. Até mesmo as formas de governos conhecidas. Outros, porém, hoje sofrem pesados ataques ideológicos. É o caso da intolerância religiosa, política e migratória.
Com muros, barricadas e livros queimados, há uma nova tentativa de barrar o conhecimento, a ciência e o pensamento filosófico. O que faz se avizinhar no horizonte outra nuvem negra. Se isto só não fosse assustador, nesta nuvem as crenças começam a ganhar espaço. Exatamente como antes do Iluminismo.
Algumas vozes colocam em xeque a própria democracia tal como conhecemos. Para sobreviver uma democracia depende do coletivo. A tecnologia está transformando os humanos em seres individuais. A minha democracia é perfeita. A do meu vizinho não. Outra visão assustadora é a de um império tecnológico global. Um “rei”, e milhões de súditos programados para obedecer cegamente.
Estranho é que essa nuvem negra se aproxime justamente quando todo o conhecimento está ao alcance de um clique do mouse. A um toque de dedo. O que os iluministas diriam ao constatarem que conhecimento quando disponível fácil demais pode causar ignorância contagiosa?
Mesmo que escureça ainda mais, cedo ou tarde uma nova luz se acenderá. Os muros das Bastilhas cairão. No lugar das guilhotinas e do sangue escorrendo, escorrerá sabedoria. O conhecimento e a ciência sempre vencerão no fim.