Efuturo: LIBERDADE

LIBERDADE

Vejo o mundo clamando por liberdade. Mas está de costas para ela. E quem julga que a possui usa-a para roubar a liberdade alheia.

LIBERDADE: Tu és o Tesouro mais desejado dentre todos os tesouros deste mundo imenso. Tu, palavra preciosa, que te escondes sob cada gesto, cada aspiração nascida do coração humano.

Que pena, Liberdade, que as pessoas te procuram onde não estás e, quando te encontram corrompem o teu significado. Pensam que te possuirão subjugando mentes e destinos, multiplicando riquezas e posições... no entanto, é a escravidão que encontram. Pensam que tu és como eles, que se dividem em raças, crenças, partidos e ideologias e que, como eles, renegas os que são diferentes. Mas... ah! Liberdade! Se eles soubessem que tu és tão simples como andar descalço por sobre a grama, e és tão grande como alcançar as nuvens com o pensamento!

Eles não sabem que tu andas ao seu redor todos os dias, e se afastam de ti em busca de outras luzes que parecem brilhar mais forte.

Porém, um dia, Liberdade, tu penetrarás, em silêncio, no íntimo de cada ser humano e novamente erguerás esta raça, com a força da tua sabedoria, e a orientarás no caminho da Paz e da Compreensão Universal.

Tu lhes ensinarás que a Liberdade Maior não alimenta o ódio e não abriga o egoísmo... tu és aquela que os liberta do seu próprio cárcere interior, erguido pela força da ignorância e da falsidade.

Mas... que pena, Liberdade, por enquanto tu és apenas um sonho longínquo e os que te procuram e amam, chamam-te “utopia”.

Saleti Hartmann
Professora e Poeta
Cândido Godói-RS
saletihartmann@gmail.com